Alguém, alguma vez, já passou pela experiência traumatizante de extrair um dente siso incluso (deitado por baixo do osso)? Minha 1ª experiência foi há 10 anos atrás. Nesta última quarta-feira repeti a experiência... além de um dente incluso do lado direito inferior, arranquei o de cima tb. O procedimento foi tranquilo, embora que em certo momento, tive que trancar a respiração pelo nariz para não sentir cheiro de osso serrado.. Isso mesmo, meu amado dentista teve que cortar o osso pra extrair... Parece assustador. E é. Mas diferentemente da 1ª vez, a recuperação foi menos dolorosa e incômoda. Por quê? Bem, vamos a alguns fatos que ajudam na recuperação e evitam a inflamação do osso, levando a uma dor infernal (osteomielite):
1º: um dia antes do procedimento, tomar antibióticos e remédio para dor (verificar junto ao profissional que realizará esta extração). Na minha 1ª extração eu não tomei (antes), resultado: o osso inflamou, dor intensa por dias, a recuperação foi lenta, e tive que voltar várias vezes para retirada de pus. Ao questionar o meu dentista, ele explicou que tomar medicação antes já prepara o orgnismo para o "trauma" que sofrerá, evitando a inflamação do osso que ficará exposto e será serrado : (
2º: seguir a risca a medicação antes e após, evitar mover a arcada dentária, muita compressa de gelo!!!ah, mas somente nas primeiras 24hrs.
3º: se sentir fome (hehe, a dor após passar a anestesia era tanta, que senti fome somente no segundo dia) muiiiiiiiiiito sorvete, iorgute (semi-congelado é melhor!) e papinhas frias/geladas!!!!!!!!! fiz a cagada de tomar uma sopinha de legumes (batida no liquidificador) morninha no sengudo dia. Resultado: a dor voltou mais intensa! liguei para o dentista... Explicando a grosso modo, é o seguinte: aquecer a boca, mesmo que não encoste nos pontos, pode "inchar" , "fermentar" a região operada, levando à abertura dos pontos e inflamação...
Recomendações pessoais:
Chega uma hora que é um saco tomar sorvete, acreditem! o organismo pede sal! Tem uma papa de batata com atum, tipo um suflê, que no desespero comi direto da geladeira, e não tava ruim... um dia, posto a receita...
E sorvete é muito gorduroso! comprei potes de iogurtes; 20 minutos antes, colocava no congelador, para tomar. Quase congelado. É muito bom.
Para dormir: confesso que na primeira noite paguei meus pecados... Ddurmi quase que sentada, pois deitada a dor era desumana (mas só na primeira noite...)
Se quiser manter a dignidade e a vaidade, evite se olhar no espelho e receber visitas. Fiquei pior que o Quico do Chaves.
Mas, apesar de tudo, é uma experiência interessante... o título do blog diz "carpe diem", que significa "colha/aproveite o dia". Nem todos os dias de nossas vidas serão imunes à dor (física, psicológica, emocional...). Mas alguma lição devemos tirar da dor e colher nosso dia. Aprendi a dar valor a cada mastigada, a cada prato de comida que muias vezes comemos na correria e/ou olhando para a TV. Aprendi que com dor intensa, não se faz nada: não conseguimos trabalhar, se divertir, perdemos a fome, e temos quase que uma experiência transcendental/espiritual dependendo da intensidade da dor... Sei lá, comecei a refletir sobre vários lances com a dor que eu tive, além de ser privada por dias sem comer decentemente. Imagine quem não come há semanas? Imagine a dor de quem sofre um acidente de carro ou de quem está no meio de uma guerra, e tem um de seus membros mutilados? aff... o papo tah deprê, mas é só pra lembrar que devemos dar muito valor a momentos simples... CARPE DIEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário