2.26.2010

Extração do Dente SiSo: Uma Experiência Transcendental (?)

Alguém, alguma vez, já passou pela experiência traumatizante de extrair um dente siso incluso (deitado por baixo do osso)? Minha 1ª experiência foi há 10 anos atrás. Nesta última quarta-feira repeti a experiência... além de um dente incluso do lado direito inferior, arranquei o de cima tb. O procedimento foi tranquilo, embora que em certo momento, tive que trancar a respiração pelo nariz para não sentir cheiro de osso serrado.. Isso mesmo, meu amado dentista teve que cortar o osso pra extrair... Parece assustador. E é. Mas diferentemente da 1ª vez, a recuperação foi menos dolorosa e incômoda. Por quê? Bem, vamos a alguns fatos que ajudam na recuperação e evitam a inflamação do osso, levando a uma dor infernal (osteomielite):
1º: um dia antes do procedimento, tomar antibióticos e remédio para dor (verificar junto ao profissional que realizará esta extração). Na minha 1ª extração eu não tomei (antes), resultado: o osso inflamou, dor intensa por dias, a recuperação foi lenta, e tive que voltar várias vezes para retirada de pus. Ao questionar o meu dentista, ele explicou que tomar medicação antes já prepara o orgnismo para o "trauma" que sofrerá, evitando a inflamação do osso que ficará exposto e será serrado : (
2º: seguir a risca a medicação antes e após, evitar mover a arcada dentária, muita compressa de gelo!!!ah, mas somente nas primeiras 24hrs.
3º: se sentir fome (hehe, a dor após passar a anestesia era tanta, que senti fome somente no segundo dia) muiiiiiiiiiito sorvete, iorgute (semi-congelado é melhor!) e papinhas frias/geladas!!!!!!!!! fiz a cagada de tomar uma sopinha de legumes (batida no liquidificador) morninha no sengudo dia. Resultado: a dor voltou mais intensa! liguei para o dentista... Explicando a grosso modo, é o seguinte: aquecer a boca, mesmo que não encoste nos pontos, pode "inchar" , "fermentar" a região operada, levando à abertura dos pontos e inflamação...
Recomendações pessoais:
Chega uma hora que é um saco tomar sorvete, acreditem! o organismo pede sal! Tem uma papa de batata com atum, tipo um suflê, que no desespero comi direto da geladeira, e não tava ruim... um dia, posto a receita...
E sorvete é muito gorduroso! comprei potes de iogurtes; 20 minutos antes, colocava no congelador, para tomar. Quase congelado. É muito bom.
Para dormir: confesso que na primeira noite paguei meus pecados... Ddurmi quase que sentada, pois deitada a dor era desumana (mas só na primeira noite...)
Se quiser manter a dignidade e a vaidade, evite se olhar no espelho e receber visitas. Fiquei pior que o Quico do Chaves.

Mas, apesar de tudo, é uma experiência interessante... o título do blog diz "carpe diem", que significa "colha/aproveite o dia". Nem todos os dias de nossas vidas serão imunes à dor (física, psicológica, emocional...). Mas alguma lição devemos tirar da dor e colher nosso dia. Aprendi a dar valor a cada mastigada, a cada prato de comida que muias vezes comemos na correria e/ou olhando para a TV. Aprendi que com dor intensa, não se faz nada: não conseguimos trabalhar, se divertir, perdemos a fome, e temos quase que uma experiência transcendental/espiritual dependendo da intensidade da dor... Sei lá, comecei a refletir sobre vários lances com a dor que eu tive, além de ser privada por dias sem comer decentemente. Imagine quem não come há semanas? Imagine a dor de quem sofre um acidente de carro ou de quem está no meio de uma guerra, e tem um de seus membros mutilados? aff... o papo tah deprê, mas é só pra lembrar que devemos dar muito valor a momentos simples... CARPE DIEM!

Nenhum comentário: